Miguel FGF
Lilypie Kids birthday Ticker
João FGF
Lilypie 4th Birthday Ticker
 

Macbook, Clamshell mode, 1680×1050, Viewsonic

Liguei pela primeira vez o Macbook com o adaptador mini displayport -> VGA ao meu monitor Viewsonic. Está a funcionar perfeitamente, e na resolução nativa do monitor (1680×1050).

Estou a usar em clamshell mode, ou seja com a tampa do Macbook fechada. Como?

- Ligar o Macbook à corrente

- Ligar o adaptador Mini Displayport -> VGA (ou DVI, penso que será o mesmo método)

- Ligar o teclado USB ao Macbook. Depois de feita esta ligação o Macbook liga e passa a imagem para o monitor externo

Macbook – algumas impressões

Duas semanas de utilização do novo Macbook (unibody metálico) dão para ter algumas ideias do que é bom e mau (alguma coisa é má?) neste portátil, e no sistema operativo que o acompanha (Mac OS).

Quanto ao hardware tenho a reparar o seguinte:

- Não partilho das queixas de muitos face à (má) qualidade do monitor. Para mim é um monitor muito bom. Mesmo a questão dos reflexos não me tem afectado.

- O teclado iluminado é uma feature muito interessante, embora ache que é muito sensível à escuridão (Onde posso configurar?). Por vezes liga sem grande necessidade.

- Quanto ao trackpad e a falta de botões de rato posso dizer que adorei. O trackpad é muito agradável ao toque e a falta dos botões “não faz falta”. Os gestos de 2, 3 e 4 dedos estão muito bem conseguidos e são fáceis de aprender, e para além disso, são muito úteis.

- Nada a dizer quanto à autonomia, está dentro daquilo que esperava.

- Captação de rede wi-fi, nada a apontar também. Para além de usar em casa já testei na rua, hotéis e aeroportos e nada a dizer, ou aliás uma coisa a dizer: funciona!

- Tenho pena que não tenha uma saída de vídeo para ligar a uma televisão convencional.

- Aquece bem menos do que a nossa máquina anterior (um Dell Latitude X1).

- A tampa da bateria não me parece estar de acordo com a qualidade de construção global da máquina, já que por vezes parece que abana.

- Falta uma entrada firewire para sacar os filmes DV da nossa camcorder caseira.

- Podia ser um pouco mais leve.

Falando do Mac OS Leopard e afins:

- Muito simples para quem vem de um mundo Windows (mas com alguma experiência em Slackware, Fedora e Ubuntu) se habituar à utilização do SO.

- iPhoto, iMovie e iWeb são programas bastante interessantes.

- VMware Fusion é muito interessante, dado que corre programas Windows na sua própria janela como se de uma aplicação nativa se tratasse.

Para já são estas as primeiras impressões de utilização do Macbook. É sem dúvida um investimento bastante grande, mas parece-me uma escolha acertada.

Aguardem os próximos artigos!