Preços dos combustíveis

Retirado do Jornal de Negócios. Vale a pena ler para percebermos a extensão do roubo nos preços dos combustíveis:

“Os preços dos combustíveis antes de impostos em Portugal agravaram-se face aos praticados na UE-15. Em Dezembro de 2007, Portugal apresentava o quinto preço mais elevado para a gasolina sem chumbo no “ranking” da UE a 15 e o terceiro mais elevado para o gasóleo.

“Em Dezembro de 2007, Portugal verificou uma degradação da sua posição relativa no ‘ranking’ dos preços mais baixos antes de impostos dos combustíveis na UE a 15″, refere a Autoridade da Concorrência na “newsletter” de Acompanhamento dos Mercados dos Combustíveis relativa ao quarto trimestre do ano passado.

Em 2007, os preços médios de venda ao público (PMVP) antes de impostos dos combustíveis apresentaram uma tendência crescente, iniciada no início de Fevereiro. A subida dos preços do gasóleo foi mais acentuada que a verificada na gasolina sem chumbo 95.

O gasóleo sofreu um aumento de 13,9 cêntimos por litro, tendo começado o ano com um PMVP antes de impostos de 47,8 cêntimos por litro e terminado com o preço de 61,7 cêntimos por litro. O preço da gasolina aumentou 10,2 cêntimos por litro, de 43,6 cêntimos por litro, na primeira semana de Janeiro, para 53,8 cêntimos por litro na última semana de Dezembro, de acordo com os dados da Concorrência.

Também os PMVP com impostos registaram uma tendência ascendente, em 2007. O preço de venda ao público do gasóleo aumentou 18,3 cêntimos por litro, de 1,005 euros por litro na primeira semana de Janeiro para 1,188 euros por litro na última semana do ano.

O PMVP da gasolina sem chumbo 95 subiu 13,9 cêntimos, de 1,217 euros por litro, para 1,356 euros por litro.

Comparando com a UE-15, o PMVP com impostos da gasolina em Portugal situava-se acima da média enquanto o do gasóleo ficou abaixo da média.

O PMVP da gasolina sem chumbo praticado em Portugal era, a 17 de Dezembro, o quarto mais elevado da UE a 15 e ficava 2,3% acima da média.

Já o preço do gasóleo, situava-se 1,6% abaixo da média da UE mas, ainda assim, era o quinto mais elevado entre os 15 estados-membros.

Líquidos de impostos, os PMVP da gasolina e do gasóleo ficaram os dois acima da média da UE-15. Em Portugal a gasolina sem chumbo 95 custava 0,545 euros por litro e era a quinta mais cara da Europa (na UE-15 o preço médio ficava nos 0,524 euros por litro).

O gasóleo, em Portugal custava 0,628 euros por litro, líquido de impostos, sendo o terceiro mais caro (0,601euros por litro em média na UE-15)

Preços mais baixos nos postos de combustíveis junto a àreas comerciais

No final de Dezembro de 2007, os preços médios mais baixos da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo registaram-se em postos de combustíveis junto a áreas comerciais, nomeadamente supermercados e hipermercados.

Nesses postos, os preços médios atingiram os 1,322 euros por litro e 1,143 euros por litro para a gasolina sem chumbo 95 e para o gasóleo, respectivamente.

Os preços médios registados nos hipermercados foram 2,9% mais baixos do que os preços médios praticados nas auto-estradas para a gasolina sem chumbo 95 e 3,3% mais baixos do que os preços médios do gasóleo em postos de auto-estrada.

Durante 2007, os preços médios registados nos hipermercados foram entre 2% e 4% mais baixos do que os preços médios praticados nas auto-estradas para a gasolina sem chumbo 95 e entre 3% e 5% mais baixos do que os preços médios do gasóleo em postos de auto-estrada.

“O crescimento dos postos de combustíveis de supermercados e hipermercados será um elemento disciplinador fundamental da concorrência de preços dos combustíveis ao nível retalhista”, considera a Autoridade da Concorrência.

Em termos regionais, na última semana de Dezembro de 2007, o preço médio da gasolina sem chumbo 95 não apresentou diferenças relevantes entre regiões. A diferença máxima registada foi de 0,4 cêntimos por litro.

O Algarve registou o preço médio mais elevado, 1,361 euros por litro, enquanto o resto das regiões registou um preço médio de 1,358 euros por litro, à excepção da região Centro que registou o preço médio mais baixo (1,357 euros por litro). “

    Outros Artigos Relacionados:


No Comments! Be The First!

Leave a Reply