Meninos crescidos (mais ou menos)

Como todos os pais de crianças pequenas sabem, o seu desenvolvimento e independência acontece aos “soluços”… quero com isto dizer que de um momento para o outro evoluem e nós nem sabemos o que despoletou essa evolução.
O João começou há uns 3 ou 4 dias (finalmente) a pedir para ir à casa-de-banho… timidamente (muito baixinho)… “mamã quero cocó”, “papá dói a barriga”, “avó quero xixi”… o que nos tira um peso de cima. Imaginem o que é andar com uma criança de 2,5 anos sem se saber quando é que ele vai decidir fazer xixi ou cocó nas cuecas sem avisar ninguém… ter de andar sempre a levá-lo à casa-de-banho para tentarmos antecipar-nos aos seus descuidos.
O Miguel por seu lado resolveu começar a crescer e a comportar-se como um verdadeiro menino de “quase” 5 anos, despe-se todo sozinho, veste-se quase todo (a t-shirt não é fácil), toma banho sozinho (às vezes o champô não sai totalmente mas não importa)… agora só fica mesmo a faltar a comida! É que apesar de na escola ser bastante eficiente a comer tudo e nunca precisar de ajuda, em casa é um drama!!! Os jantares são passados comigo e com o Nuno a dizer alternadamente: “Miguel come, Miguel mastiga, Miguel olha o peixe, Miguel olha a carne, Miguel come a sopa”… e com umas quantas ameaças que caem em saco roto, do estilo, “ficas aqui sozinho e nós vamos para a sala, não te dou mais sumo enquanto não comeres a carne, larga o carrinho e come, não respondas torto”…
O que me dá alento é pensar que no próximo “soluço” pode ser este o problema que se resolve!

    Outros Artigos Relacionados:


No Comments! Be The First!

Leave a Reply