Amazon EC2

Andei a testar o Amazon EC2 (Elastic Compute Cloud) seguindo a dica de um amigo. A grande vantagem deste serviço é que se pode de uma forma simples ter várias instâncias a correr, permitindo fazer load balacing para aplicações ou sites que obrigam a grande desempenho e disponibilidade.

É interessante o conceito de pagamento da plataforma: apenas se paga aquilo que se usa! Ou seja se estivermos com um pico de acessos e forem precisas n instãncias durante x tempo, pagamos esse tempo, a pico desaparece as instâncias a mais podem ser terminadas e o custo baixa. Interessante!!!

As primeiras impressões são muito positivas. É bastante fácil colocar uma instância a correr. Segui este excelente tutorial para Mac OS X.

Nota: Este serviço não é específico para quem queira produzir sites ou aplicações web, ele serve de uma forma geral todas as necessidades de processamento que se precisem. Podem até usar estas instâncias para converter um filme libertando assim processamento das vossas máquinas locais.

    Outros Artigos Relacionados:


No Comments! Be The First!

Leave a Reply