2009

Primeiro que tudo BOM ANO 2009 para todos os que lêem este blog.

2009 devido a toda a conjuntura dos últimos meses é um ano para o qual a maior parte das pessoas olha com prudência e mesmo com algum receio… eu apesar de trabalhar na Banca e pior ainda na Banca de Investimento quero acreditar que poderá ser um ano positivo, difícil mas positivo, principalmente para o meu sector.

Vai requerer sacrifícios de todos nós mas no fundo a minha percepção é de que vai haver um “downsizing” do nosso nível de vida para um patamar sustentável. É minha convicção de que nos países ditos desenvolvidos toda a gente andava a viver acima das suas possibilidades… trocava-se de casa e de carro como quem troca de camisa, trocava-se de frigorífico, televisão, portátil e outros que tais pelo simples facto de ter aparecido um modelo com mais um botão e sem que tivéssemos verdadeira necessidade de o fazer. Deixámos de “reformar” os bens materiais só quando deixavam de funcionar e de cumprir a função para a qual os tínhamos adquirido e passámos a “reformá-los” por simples capricho.

As famílias (no sentido lato de todas as pessoas individuais) vão ter de repensar os seus gastos e os seus hábitos de consumo… eu própria admito que me vai custar mas no fundo o que andávamos a fazer não era sustentável nem ao nível do nosso rendimento nem ao nível do nosso planeta. Se olharmos para a “big picture” vamos perceber que esta recessão (que vai acontecer quer queiramos quer não) será uma coisa positiva para o nosso planeta ao nível dos recursos consumidos e da pressão que sobre ele andávamos a exercer.

Por outro lado há que admitir que esta conjuntura mais negra vai ser muito má para os pobres deste mundo… vai ser mais difícil reunir as ajudas necessárias para os refugiados, para as vítimas das guerras e das catástrofes naturais e vamos ter de fazer todos um esforço muito maior para ajudarmos as organizações de apoio social…

Mas eu sou da opinião de que temos de ser positivos… não podemos sair derrotados logo da linha de partida… e por isso desejo um bom 2009 a todos e espero daqui a um ano estar aqui a fazer uma previsão mais positiva para o ano de 2010…

    Outros Artigos Relacionados:


One Comment to '2009'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to '2009'.

  1. Inês said,

    queremos umas fotos da neve para matar a curiosidade! beijinhos

:: Trackbacks/Pingbacks ::

No Trackbacks/Pingbacks

Leave a Reply